quarta-feira, 2 de maio de 2012

Hortas dentro de casa


Uma ideia que vem crescendo cada vez mais e ganhando adeptos são as hortas hidropônicas cultivadas dentro de casa. Temperos, ervas e chás são os mais comuns, mas há quem plante folhas de alface e agrião e até tomates-cereja. Essas hortas podem ser feitas em locais pequenos, como na parede de um corredor ou na varanda de um apartamento. 



Essa é uma solução ideal para quem mora sozinho ou possui uma casa pequena, ou para quem não tem um espaço grande como um jardim. Além disso, é uma boa solução para seus resíduos, que ao invés de serem descartados, ganham uma utilidade diferente e criativa. A horta dentro de casa também traz a vantagem do consumo de alimentos orgânicos, sem desperdício, já que é retirada apenas a quantidade necessária, sem arrancar a plantinha toda, e ela continua lá, crescendo e reproduzindo. Uma muda de salsa ou cebolinha cresce rapidamente, por várias vezes. 

As mudas podem ser plantadas em pequenas floreiras de plástico e em pequenos vasinhos que servem para a decoração da cozinha. Outra boa idéia é aproveitar materiais descartáveis, como garrafas pet ou pneus. As ervas aromáticas se adaptam bem aos espaços reduzidos. As folhas, como alface e agrião também se desenvolvem muito bem. 

Para cultivar uma hortinha e cuidar dela é muito fácil: basta aguar as plantinhas todo dia, e deixá-las tomar sol. De vez em quando, é preciso plantar novas mudas ou sementes e trocar a terra também. A experiência de ter a própria horta dentro de casa é muito bacana, pelo prazer que proporciona o contato com a terra e pela praticidade de colher o temperinho na hora de cozinhar

Para fazer a Horta Vertical, precisamos dos seguintes materiais:

-Garrafa pet 
-Tesoura 
- Corda de varal
- Cordoalha barbante
- Terra e mudas de planta. 

O primeiro passo é o corte das garrafas: elas devem ser cortadas da mesma forma, como se fosse uma porta, de onde a planta terá espaço para sair e crescer. Em seguida faça dois furos na garrafa na região próxima às aberturas superior e inferior. É nesse espaço que deverão ser passados os cordões que sustentarão as garrafas. Não se esqueça de fazer pequenos furos no fundo de todas as garrafas para que saia o excesso de água da terra. Depois é só pendurá-las na sua parede ou onde preferir. 

Assista o vídeo que ensina a fazer uma horta Hidropônica em uma floreira:



Aproveite essa idéia e abra seu contato com a natureza, enfeite e perfume sua casa com as hortinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário